quarta-feira, 22 de maio de 2013

A CONCURSEIRA X TAREFAS DOMÉSTICAS

Como todas as minhas narrativas, histórias verídicas, no ano de 1999, minha aluna B. estudava para prestar concurso para um Tribunal Federal. Muito esforçada, ficava até à madrugada estudando, pois trabalhava durante o dia e só lhe restava à noite.
Era casada e tinha dois filhos, de 8 e 10 anos de idade. Me recordo que faltando uns trinta dias para a realização da prova, sua empregada adoeceu e por não ter condição de contratar uma substituta, "teve que encarar", (o que sempre acontece com todas nós). Que venha o tanque, fogão, ferro de passar, limpeza ..., entre outras jornadas! Ainda, nesta ocasião, poucos eram os que tinham um computador em casa, mp3 e outros aparelhos eletrônicos, nem sonhavam em existir. Estávamos no início da década de 90. Só tínhamos o velho gravador de fita cassete, mas B, decidida  e determinada a melhorar sua vida, muito criativa, como toda mineirinha, resolveu solucionar o seu conflito entre: estudar ou cuidar de sua família? Gravou, em seu gravador, todos os artigos da Constituição Federal e da Lei nº 8.112 que eram cobrados pelo edital e durante a execução de seus trabalhos domésticos ouvia todo o conteúdo. Foram dias e dias de oitiva, mas valeu à pena, pois B. foi classificada e chamada para o cargo pretendido. Vitória!
Hoje tudo é bem mais fácil, quantos e quantos instrumentos existem para auxiliar nosso estudo???
Vamos estudar!

2 comentários:

  1. Eu sei exatamente o que é isto, eu vivo até hoje está pressão.
    Deixo o tutu no colégio as 7:30, vou direto pra faculdade as 08:15, saio as 12:00. Como rápido ou almoço no trabalho a hora que for, pois chego lá as 13;00, todos saindo pra almoçar e eu chegando com fome, mais não posso ir, pois pra estudar minha carga horária é 13;00 as 20:00. Chego em casa, Arthur me esperando pra tomar banho, jnatar, o marido e o meu chefe no trabalho, então quando chega sem stress comidinha no prato, e vai deitar, no nervosismo o trabalho vem junto pra casa, aí tenho queouvir, e me policiar pra não discutir de novo o que já tinhamos falado lá. Bem, depois de um banho e janta, sento as 22:00 pra estudar, pro meu tão sonhado emprego público, confesso que vou até 00;00 quase 01:00, quando eles deixam, pois um chama pra colocar na cama, só tem 05 aninhos, o outro é padastro, então não ajuda em nada com o menino, mais quando quer "namorar" é uma pertubação, que não consigo, nem ir bem lá, pq a cabeça tá na questão q ficou, ou faço rapidinho e volto, acreditem. Lavo as partes e sento na escrivania, mais já não é a mesma coisa. Gente, choro muito, desamino, penso muito se tudo isso vale, pois faço prova e nada tô nessa desde 2010, a minha mãe que me consola, a casamento já "2", né está por um fio.....Mais tem uma força, que vem dentro de mim, quando lembro disto tudo e falo pra mim mesma, Deus me colocou aqui pra ser feliz, realizada, independente, então não posso esmorecer. Rezo pela manhã fielmente, e sei que um dia a vitória virá. Beijos a todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara areta,
      Infelizmente é esta a nossa vida de mulher! Tudo é muito difícil para nós. Tudo que conseguimos é fruto de nossa determinação. Uma mulher determinada é imbatível! Passei por isto também, mas tenho, durante os últimos 30 anos um marido que é um grande companheiro. Nunca quis fazer concurso público, não gosta de estudar, mas sempre me apoiou! Siga em frente, nunca desista, mesmo porque, para nós de nada adianta realização profissional, grana, se nossos filhos, por alguma razão, não forem felizes. Conte com mais esta companheira, Lílian Bessa
      PS. Qualquer dia conto a história de minha vida e vc saberá o quanto tive que correr atrás.

      Excluir