sexta-feira, 24 de maio de 2013

CONCURSO DETRAN/RJ - ANÁLISE DO CONTEÚDO DE LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

Caros alunos e candidatos interessados,

Após uma rápida análise do edital destaquei os tópicos que serão cobrados em LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO para : ASSISTENTE TÉCNICO DE TRÂNSITO e TODOS OS DEMAIS CARGOS.
Na verdade o conteúdo de LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO para todos os cargo é mais extenso  do que o conteúdo de ASSISTENTE TÉCNICO, com exceção do CTB que só será cobrado para este cargo.

Segue a seguir os destaques:

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO
(PARA TODOS OS CARGOS, EXCETO ASSISTENTE TÉCNICO DE TRÂNSITO)

O Sistema Nacional de Trânsito: competências dos diferentes órgãos executivos e das diferentes entidades da federação.
Normas gerais de circulação e conduta. Sinalização de trânsito. Veículos: registro, licenciamento, condução de escolares.
Habilitação. Infrações, penalidades, medidas administrativas, processo administrativo, crimes de trânsito.
Distribuição de competência dos órgãos executivos de trânsito.

Sugestões Bibliográficas:

- nº 30/98 – Campanhas de Segurança no Trânsito
- nº 66/98 – Tabela de distribuição de competência dos órgãos executivos de trânsito
-nº 121/01 – Altera a Resolução nº 66/98
-nº 149/03 – Procedimento administrativo da lavratura do auto de infração, etc. (EM VIGOR ATÉ 01/07/2013, QUANDO ENTRARÁ EM VIGOR A RES. CONTRAN 404/12. ALTERADA PELA RES.156/04)
-nº 166/04 – Diretrizes da Política Nacional de Trânsito
-nº 202/06 – Regulamenta a Lei nº 11334/06 (REVOGADA EM PARTE PELA RES.396/11)
-nº 206/06 – Consumo de álcool, substância entorpecente, tóxica ou de efeito análogo (REVOGADA PELA RES. 432/13)
-nº 233/07 – Regimento Interno das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (REVOGADA PELA RES. 357/10)
-nº 239/07 – Defesa de autuação por infração e recurso de penalidade (REVOGADA A PARTIR DE 30/06/2009 PELA RES. 299/08)
- nº 300/08 – Procedimento administrativo para submissão do condutor a novos exames quando condenado por crime de trânsito ou quando envolvido em acidente grave.

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO
(SOMENTE PARA O CARGO DE ASSISTENTE TÉCNICO DE TRÂNSITO)

Normas gerais de circulação e conduta. Sinalização de trânsito. Distribuição de competência dos órgãos executivos de trânsito.

Sugestões Bibliográficas:
Código de Trânsito Brasileiro - anexos e alterações.
MACEDO, Leandro. Legislação de Trânsito Descomplicada. 2 ed. Florianópolis: Ed. Conceito Editorial, 2009.

Resoluções CONTRAN:
-nº 30/98 –Campanhas de Segurança no Trânsito
-nº 66/98 –Tabela de distribuição de competência dos órgãos executivos de trânsito
-nº 121/01 –Altera a Resolução nº 66/98
-nº 166/04 –Diretrizes da Política Nacional de Trânsito
-nº 202/06 –Regulamenta a Lei nº 11334/06

-nº 206/06 –Consumo de álcool, substância entorpecente, tóxica ou de efeito análogo

13 comentários:

  1. Agora a pouco fiz uma análise comparativa,com base no edital,sobre as atribuições dos cargos!
    Lílian Bessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde professora será q a senhora podia me disponibilizar matéria para estudar para o concurso do detran me escrevi para o cargo de ass. de transito. Meu email é fernanda2429@gmail.com. Desde já agradeço

      Excluir
  2. Eduarda,

    Os tópicos acima etão sendo cobrados como CONHECIMENTOS GERAIS (COMUNS A TODOS OS CARGOS) sobre LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO) ou somente para o cargo de ASST. TÉCNICO DE TRÂNSITO. Leia com cautela.

    Para o cargo de ASS. TEC DE TRÃNSITO, além do que está escrito acima, ainda são cobrados um enorme conteúdo de CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO, aí é que encontramos as Resoluções do CONTRAN que tratam da LEI SECA.

    Não esqueça de ver no blog o tópico sobre a alteração do EDITAL, acrescentando resoluções em LEGISLAÇÃO para ASS. TEC. DE TRÂNS, (03/06/2013.

    Att.,
    Profa. Lílian Bessa

    ResponderExcluir
  3. Agradeço e muito pela ideia do blog profª Lílian, estou pegando todas as dicas!!
    Eu fiz a minha inscrição para o cargo Assistente Técnico de Trânsito. Estou estudando o CTB comentado da Degrau, as resoluções e tudo que julgo necessário.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  4. bom dia, fiz minha inscriçao para ass. tec. de identificaçao civil e estou meio confusa sobre o que vai cair de legislaçao de transito. pode me dar uma força?

    ResponderExcluir
  5. OLÁ! GOSTEI MUITO DE SUA INICIATIVA.MUITO OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo blog e ótima idéia.
    Deus abençõe.

    ResponderExcluir
  7. Como faço pra entrar no Blog? Preciso de algumas dicas pra estudar fiz a minha inscrição para ass. tec. de identificaçao civil .

    ResponderExcluir
  8. olá, tô precisando de algumas dicas sobre o que estudar... me inscrevi para o cargo ass. tec. de identificação civil. É difícil encontrar exercício para esse cargo. Se puder me ajudar serei grata!

    ResponderExcluir
  9. Busque no blog, pois esta cheio de tabelas para este cargo.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Lilian!!!

    Assisti sua aula no domingo no Universo do Concurso e simplesmente amei!

    Gostaria muito que você me enviasse material para Técnico de Trânsito do Detran/RJ.
    Meu nome é Hevanir e meu e-mail é: hevanir@gmail.com
    Desde já, muito obrigada pela sua atenção.

    Hevanir.

    ResponderExcluir